sexta-feira, 16 de maio de 2008

COMO ESPERAR PELA VOLTA DE CRISTO

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.”
(Mt 24.42)

A ordem do Senhor é vigiar. Do grego grêgóréô, vigiar tem mais a ver com comissão do que com omissão. Trata-se também de “fazer” e não apenas “deixar de fazer”, como estamos acostumados a compreender. Em sua variação, a palavra pode ser traduzida por “estar vivo” como acontece em 1Ts 5.10. No versículo em apreço, o tempo do vocábulo indica uma vigília constante. Sendo assim, a ordem de Cristo é para que vivêssemos constantemente preparados para seu retorno. Na verdade, a constância é o maior desafio: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mt 24.13)

Para explanar sua ordem, de forma mais compreensível, Jesus se utilizou de sua praxe retórica ao citar três parábolas sobre vigilância. Tais são: a parábola do servo fiel e infiel, das dez virgens e dos talentos. O que Jesus nos ensinou sobre vigilância? Como esperar pela sua volta?

Primeiramente, a parábola do servo fiel e do infiel, ressalta a necessidade de a liderança da igreja manter seu compromisso de cuidar do rebanho do Senhor.

“Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?” (Mt 24.45)

Quanto mais dedicados forem ao serviço do pastoreio, maior prova darão os lideres do amor que sentem por Jesus.

“Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros.” (Jo 21.15)

Em seguida, Jesus ilustra seu sermão com a parábola das dez virgens, que pondera sobre a prontidão da igreja em guardar-se santa e cheia do Espírito Santo, pois Ele é representado pelo azeite que mantém acessas as nossas candeias. Ele é a garantia da nossa herança, conforme lemos em Ef 1.13-14:

“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.”

Naquele dia, nossa credencial será a presença calorosa e resplandencente do Espírito Santo em nós. Se nao temos o Espirito de Cristo, não pertencemos a Ele e nem poderemos entrar em sua alegria (Rm 8.9). Quem quer entrar na vida eterna, precisa abrigar o Espirito de Cristo em seu coração. Para tanto, precisamos receber Jesus como Salvador de nossas vidas.

E, por fim, a parábola dos talentos traz à tona nossa responsabilidade por granjear nossos dons espirituais e reverter nossos talentos em safras de boas obras. Deixar de fazer é uma negligencia nefasta, mas a tônica recai sobre o que fazemos com o talento. “Deus exige o tipo de serviço que produz resultados”.

“Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mt 25.29)

O versículo 15, diz que o talento foi “dado a cada um de acordo com a sua capacidade”. A palavra capacidade no grego é dynamin, que significa “poder”. Deus não nos dará nada alem do poder que temos para administrar. Não nos dará enfermos para curar, se não tivermos poder para curá-los; não nos dará cativos para libertar, se não tivermos poder para libertá-los; não nos dará famintos para alimentarmos se não tivermos poder para alimentá-los. Precisamos buscar ao Senhor para que nos dê, e recebendo, tenhamos para dar, para granjear, para multiplicar.

"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." (Mt 3.10)

Deus é o único guardião da tão esperada data na qual Jesus voltará. Não revelou aos seus profetas (Am 3.7), nem aos discípulos (At 1.7), nem mesmo ao Filho em sua jornada terrestre (Mt 24.36). Isso não ajudaria em nada, pois, na época de Noé, o dilúvio foi avisado sete dias antes de acontecer e mesmo assim, o povo não o ouviu (Gn 7.4). A única informação sobre o tempo da volta de Cristo é a que lemos em Fp 4.5: “Perto está o Senhor.” Se quiser saber detalhes sobre o evento, leia 1Ts 4.15-18.

Se prepare! Jesus está voltando!

Nenhum comentário: